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Cuide da sua alimentação nas férias

Manter a alimentação saudável e equilibrada na rotina diária não é tão difícil quanto durante as folgas, certo? Além da preguiça para cozinhar, é normal aproveitar estes dias para conhecer restaurantes e se encontrar com os amigos. Para ajudar você, separamos algumas dicas para manter a alimentação equilibrada nas férias. Vamos conferir?

Invista em um café da manhã completo

Se você está hospedado em um hotel, sabe que o café da manhã é um mar de opções. Aposte em uma refeição completa para lhe dar toda a energia que você precisa para aproveitar todas as atividades programadas. Escolha alimentos ricos em fibras, como frutas e cereais, para manter a saciedade por mais tempo e demorar um pouco mais para começar a sentir fome.

Invista na hidratação

Não é só porque você está curtindo as férias que a hidratação precisa ser esquecida. Tome água sempre que puder e invista em outras bebidas saudáveis, como sucos naturais e chás.

Inclua algum alimento fresco

Saiu para jantar em algum lugar novo? Tente ter no prato, pelo menos um alimento fresco. Também é interessante adicionar algumas frutas nos intervalos entre as refeições principais.

Saboreie com sabedoria

As saídas em grupos, normalmente, terminam em algum bar cheio de petiscos. Para não furar a sua alimentação equilibrada, prove os pratos com sabedoria, sem exagerar na quantidade. E se você abusou um pouquinho, na manhã seguinte faça um suco desintoxicante com couve, gengibre e fruta da sua escolha, para acelerar o trabalho do fígado em eliminar as toxinas. 

Planeje as refeições

Quando se está viajando é mais difícil planejar um cardápio semanal. Contudo, mesmo nestes períodos você pode fazer algumas observações. Por exemplo, no café da manhã só vou comer fruta, o almoço amanhã vai ser mais leve, vou jantar uma salada e por aí vai.

Faça intervalos regulares para as refeições

Não fique mais de 3 horas e meia sem se alimentar durante o dia e 9 horas enquanto dorme. Comer regularmente estabiliza o apetite, diminuindo as chances de consumir mais do que o corpo aguenta e controla a glicemia.

Coma devagar

Mastigar bem os alimentos ajuda a aumentar a sensação de saciedade, fazendo com que a gente coma em menos quantidade e consiga saborear todas as cores, texturas e sabores do prato.

Pratique atividade física

Aproveite o tempo livre para fazer algum exercício, como caminhada na praia, andar de bicicleta, participar de trilhas e jogar algum esporte. Esta é uma excelente forma de mexer o corpo, se divertir e esquecer de qualquer problema.

Coma comida de verdade

É bastante comum deixar de comer refeições completas durante as férias. Pizzas, hambúrgueres e cachorro-quente são opções que podem ser consumidas de vez em quando se você segue uma dieta balanceada. Contudo, comer só este tipo de alimento durante todo o dia no período de folga pode causar alguns malefícios ao nosso organismo.

Por isso, durante as férias, tente fazer o máximo de refeições com “comida de verdade”, ou seja, um prato com hortaliças, legumes, carboidratos, proteínas e gordura saudável.

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