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Melhore seu desempenho na corrida

O objetivo de alguns corredores é conseguir correr cada vez mais. Ao primeiro olhar, quebrar barreiras e superar limites pode parecer uma tarefa árdua, que exige uma grande carga de esforço.

Todo corredor que já tem alguns quilômetros rodados por aí sabe de alguns “mantras” que são disseminados quando o assunto é treinamento para corrida de rua – e que são seguidos como se fossem regras. Mas o treinamento, assim como a alimentação, é individual e todas as regras costumam ter exceções. Confira algumas dicas para ser um corredor por toda a vida:

1) Opte por um tênis leve, feito com materiais que não retêm água, e deixe um espaço de 2,3 a 3,3 cm entre calcanhar e calçado.

2) Pule da cama ao menos duas horas antes da prova de corrida, e tome um café da manhã caprichado.

3) O ideal é chegar uma hora antes, para colocar o número no peito e o chip com tranquilidade e aquecer.

4) “Indico cinco minutos de aquecimento ativo, que trabalha técnica ao mesmo tempo em que prepara o corpo para a corrida, com exercícios como deslocamento lateral, elevação de joelho, saltos e polichinelo”, orienta Paulo Santos, diretor e técnico da Run e Fun assessoria esportiva (MG).

5) Encontrar o lugar ideal no pelotão pode ser um dilema para algumas corredoras, mas, considerando que você vai tentar os 10k pela primeira vez, mas já tem experiência em percursos menores, fique no meio. Ao largar na frente, junto ao grupo de elite, você pode ficar ansiosa e tentar correr mais rápido do que consegue. Já a turma do fundão é conhecida por não ser muito rápida – alguns até fazem o percurso caminhando. 

6) É comum que marinheiros de primeira viagem finalizem a prova de 10 km em cerca de uma hora e dez minutos, considerando que cada quilômetro costuma tomar sete minutos. Fique ligada no seu ritmo, sem neuras.

7) Evite ultrapassagens no começo, principalmente pela calçada, que são desniveladas e podem causar acidentes, e não fique muito perto de outros corredores.

8) “Comece com passos mais leves e aumente o volume só a partir do terceiro quilômetro. Depois do sexto, turbine um pouco mais e, se for o caso, faça o último em potência máxima”.

9) No final das contas, o que vale é a diversão! Então, curta a paisagem, leve sua playlist – por que não? – escale um parceiro para enfrentar o desafio com você, seja correndo junto ou assistindo.

10) Se o bichinho da corrida pegar de vez e você estiver bem preparada, tudo bem correr uma prova por mês, mas uma a cada dois meses é o período recomendado para quem não está em perfeita forma.

Fonte: http://www.corridadosbombeiros.com.br/index.php/dicas/


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