Dicas e Notícias

Você consegue economizar água no dia a dia?

Vivemos em um país abençoado, com muitas riquezas naturais e a água é uma delas. Mas sabemos que o tratamento deste bem natural tão precioso é caro e trabalhoso. Só que este não é o problema maior. Especialistas afirmam que, se o consumo atual de água seguir com altos níveis de desperdício, em breve enfrentaremos sérios problemas de escassez e sua consequente falta. Então, é hora de economizar água nas nossas atividades do dia a dia, aproveitando o rodízio de abastecimento, para descobrir novas práticas sustentáveis.

Além de contribuir com o meio ambiente, ainda dá pra economizar uma graninha na conta ao final do mês. Confira algumas dicas:

 

·        Você sabia que um gotejamento simples pode gastar aproximadamente 45 litros de água por dia? Por isso, é bom ficar de olho em vazamentos em canos e não deixar torneiras pingando.

·        Uma dica legal é deixar pratos e talheres de molho antes de lavá-los, para facilitar a higienização e poupar água corrente.

·        Que tal utilizar água da chuva para molhar plantas e jardim?

·        Vamos fechar a torneira na hora da escovação dental, vamos? Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

·        Aproveite para fechar a torneira quando estiver fazendo a barba, ok?

·        Reaproveitar a água da máquina de lavar para lavar a calçada é um boa ideia, certo?

·        É legal evitar banhos muito demorados. Uma ducha durante 15 minutos consome cerca de 135 litros de água.

·        Cuidado com mangueiras na hora de lavar pátios e quintais. Sabia que ela aberta por 30 minutos pode liberar cerca de 560 litros de água? Procure utilizar os tradicionais balde e vassoura no lugar!

 

E, por fim, mas não menos importante, saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal. 


Compartilhe