Dicas e Notícias

Verão: cinco dicas especiais para gestantes

O calor e as implicações do verão são sentidas com mais ênfase por mulheres em período de gestação. Dores, inchaço e queda de pressão estão entre as principais queixas. A boa notícia é que, ao aplicar alguns cuidados simples, problemas como esses podem ser minimizados. Além de procurar manter-se sempre em ambientes bem arejados, com ventilação constante, elencamos outros cinco cuidados para deixar mais agradável o verão das futuras mamães.

 ATENÇÃO: inchaços, em especial nos pés e tornozelos, são comuns durante a gravidez. Porém, se ocorrem inchaços repentinos e excessivos, especialmente nas mãos e rosto, procure seu obstetra.

Roupas:

Conforto é a chave para amenizar o calor do verão. Prefira os vestidos leves, bermudas larguinhas e blusinhas soltas. Opte por tecidos como o algodão, que favorecem a transpiração, e evite os tecidos sintéticos.

Descanso:

Evite ficar em pé ou sentada, com os pés no chão, por longos períodos de tempo. Ao longo do dia, faça pausas e descanse com os pés para cima, na altura dos quadris. Durante o sono, com o auxílio de travesseiros, deixe as pernas levemente levantadas.

Alimentação:

Evite ingerir alimentos muito salgados, pois o sal aumenta a retenção de líquidos no corpo. Beba água constantemente ao longo do dia, ela auxilia na eliminação e controle do sódio (sal) presente no organismo.

Protetor:

Durante a gestação, a mulher passa por diversas mudanças hormonais, uma delas envolve a produção estimula de melanina (responsável pela pigmentação da pele e cabelos), o que pode originar manchar mais facilmente. Para evitá-las, recomenda-se uso diário de filtro solar com, no mínimo, FPS 30, e não expor-se ao sol entre 10h e 16h.

 

Fonte: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/verao-cinco-dicas-especiais-para-gestantes


Compartilhe