Dicas e Notícias

Sua marmita pode estragar facilmente no verão

Em dias de temperaturas altas, existe mais chances de fungos e bactérias proliferarem rapidamente. Quanto mais tempo houver de exposição ao calor, mais chances de desenvolvimento microbiano que pode resultar em intoxicações alimentares.

É preciso manter uma temperatura adequada, que evite também qualquer tipo de fermentação e o ideal é que os compartimentos de comidas cruas e cozidas sejam separados. Os alimentos devem ser transportados a menos de 10º C ou a mais de 60º C.

A Anvisa indica, ainda, que alimentos cozidos não permaneçam à temperatura ambientem por mais de duas horas. Então, se você vai para faculdade e não haverá geladeira para refrigerar sua comida, nada de levar alimentos cozidos. Priorize lanches crus, como frutas e cereais em barra ou biscoito.

Durante o trajeto até o trabalho, o ideal é acondicionar a comida em uma bolsa térmica com gelo. Assim, é possível manter a temperatura dos alimentos e evitar que sofram alterações no sabor, na cor e na textura ou até mesmo que estraguem. Assim que chegar lá, acomode sua marmita na geladeira.

Evite colocar na marmita alimentos fritos, que levam molhos ou ovos, pois têm maior probabilidade de estragar e podem contaminar todo o restante da comida.

Fonte: https://www.vix.com/pt/bdm/saude/sua-marmita-pode-estragar-facilmente-no-verao-se-voce-nao-toma-esses-cuidados


Compartilhe