Dicas e Notícias

Os 6 efeitos na saúde de quem reclama muito

Um estudo da Universidade de Stanford sobre o hábito de reclamar trouxe achados surpreendentes em seus efeitos sobre a saúde. Segundo os pesquisadores, 30 minutos de negatividade por dia já é suficiente para lesar o cérebro, diminuir a capacidade cognitiva e prejudicar a memória. Isso porque o estresse causado (ou que leva à reclamação), além de prejudicar as conexões neurônicas, faz o organismo produzir cortisol, hormônio que controla o estresse, que em excesso, é prejudicial.
Conheça abaixo os efeitos na vida de alguém que tem o hábito de reclamar.

 

1. Diminui a inteligência

Sim, já que afeta as funções neurônicas, diminui a capacidade cognitiva (de aprender) e prejudica a memória.

2. Causa depressão

A saúde deve ser global, portanto a dificuldade social que a pessoa que reclama vem a experimentar pode se tornar sentimentos depressivos, isolamento social e depressão. Em idosos, o isolamento social (ainda que involuntário) pode aumentar em 14% a mortalidade.

3. Aumenta a pressão arterial

Quem reclama está sentindo e aumentando a sensação de ansiedade, estresse, raiva, rancor e sentimentos similares que são nocivos ao coração. Uma alta dose de estresse acelera os batimentos cardíacos, aumenta a pressão arterial e predispõe a um infarto ou AVC.

4. Favorece o ganho de peso

Quem reclama está mais exposto ao estresse e à superdosagem de cortisol no sangue. O excesso de cortisol causa perda de massa muscular e aumento de peso.

 5. Causa disfunção hepática

Em um estudo publicado na revista Gastroenterology, pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, concluíram que estresse, ansiedade ou depressão aumentam o risco de morte por doenças no fígado.

6. Diminui a imunidade

Nosso corpo tem um complexo sistema de defesa que trabalha para nos livrar de agentes infecciosos e outras agressões externas. O excesso de cortisol afeta o sistema imunológico, deixando-o fraco e desprotegendo o organismo.

Embora o seu corpo possa sofrer com os efeitos do estresse que a reclamação traz, é possível mudar esse comportamento e ter uma saúde melhor. Uma dica para ajudar a parar de reclamar é a gratidão, afinal, ser grato torna a pessoa mais feliz, menos estressada e consequentemente, mais saudável.

 

Fonte

https://familia.com.br/12390/reclamar-demais-faz-estas-6-coisas-para-a-saude


Compartilhe