Dicas e Notícias

Não consegue dormir bem? Contorne 3 hábitos que atrapalham o sono

Cafeína em excesso, falta de exercícios e até seu celular atrapalham sua relação com o travesseiro. A maioria das pessoas só dá valor à qualidade do sono quando passa o dia lutando para se manter com os olhos abertos em frente ao computador do trabalho após uma noite de insônia. “O fato é que nascemos com a capacidade de dormir, mas com o passar do tempo, muitas pessoas perdem essa habilidade, seja por causas clínicas, seja por motivos comportamentais”, afirma Michael Zanchet, psicólogo do Centro Médico de Longevidade e Spa Kurotel, em Gramado (RS).

Conheça três motivos que atrapalham seu descanso noturno e aprenda a driblar cada um deles:

1. Ingerir cafeína em excesso
Toda bebida estimulante (como café, chá-preto, energético) envia um recado para o corpo de que ele necessita ficar ‘ligado’ para desempenhar alguma atividade. Logo, se você quer dormir, precisa passar a mensagem correta — a de ‘desligar’. “Como não temos um interruptor que faça isso, devemos desacelerar nossos pensamentos e atividades aproximadamente três horas antes de deitar”, fala o especialista.

 

O que fazer
Algumas pessoas são mais sensíveis à cafeína e outros estimulantes, mas, no geral, o recomendado é tomar, no máximo, três xícaras pequenas de café por dia, antes das 16h. “Isso vale para todas bebidas estimulantes, como chá-verde, preto, da índia, chimarrão, refrigerante, energéticos”, completa.

 

2. Ser sedentária
O exercício físico um é remédio natural: dá maior resistência física, diminui a incidência de dor e regula o humor, pois produz endorfinas. Na falta dele, não é só seu corpo que sofre para se manter na linha: sua mente também fica agitada, dificultando o relaxamento.

 

O que fazer
Comece qualquer atividade ainda hoje — que tal subir as escadas do prédio ou uma caminhada pelo bairro? “Viver com maior equilíbrio físico e mental vai auxiliar o sono”, diz Michael. Vá à academia no começo do dia (ou até três horas antes de dormir).

 

3. Usar aparelhos eletrônicos no período noturno 
Celular, televisão e computador são aparelhos que acionam o raciocínio, a tomada de decisão e nos trazem uma infinidade de informações. Tudo isso é ótimo, mas quando lidamos com eles no período noturno, nosso organismo encontra dificuldades em desacelerar.

 

O que fazer
“Utilize o quarto para dormir e descansar”, fala Michael. O ideal é deixar celular e computador de lado pelo menos duas ou três horas antes de ir para a cama. Muito difícil para você? Fique com uma série ou programa de TV mais tranquilo (nada de suspense!) e veja o item escolhido na sala.

Fonte: https://boaforma.abril.com.br/saude/nao-consegue-dormir-bem-evite-3-habitos-que-atrapalham-o-sono/

 


Compartilhe