Dicas e Notícias

Hora da leitura, em casa, une a família e facilita o desenvolvimento da criança Aos pais, cabe estimular que filhos gostem dos livros

Na sua casa há a “hora da leitura”? Pesquisas associam o hábito da leitura, na infância e adolescência, ao bom desempenho profissional na vida adulta. Além de estimular a criatividade e desenvolver a imaginação, ler diariamente faz com que as crianças aprendam com mais facilidade, pronunciem melhor as palavras e expressem suas ideias com mais clareza.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que a leitura seja um hábito no cotidiano das crianças. A proximidade com o mundo dos livros facilita a alfabetização e ajuda o desempenho em todas as disciplinas da escola. Além de favorecer o desenvolvimento intelectual, “a hora da leitura” fortalece os laços familiares.

 

Educa-se pelo exemplo

Aos pais cabe estimular que o filho leia assim que descobrir as letras. Ler e demonstrar interesse pelo mundo da escrita é fundamental para despertar o gosto nos pequenos. A máxima popular que diz se educa pelo exemplo nunca pode ser desprezada.

Antes da alfabetização, é recomendado ler historinhas para a criança e apresentar os livros para que ela se familiarize com o folhear das páginas desde cedo. Determinar uma hora específica para a leitura ou contação de histórias é importante para criar o costume da leitura diária.

Algumas crianças preferem os contos que deixam a imaginação voar livre, outros adoram os eventos que mesclam realidade e fantasia. Mostrar as ilustrações facilita a montagem da narrativa no imaginário dos pequenos.  

Alguns pais podem estranhar quando as crianças pedem a mesma história por vários dias. O “repeteco” não é motivo de preocupação porque é muito provável que a criança invente variações da mesma narrativa em sua mente.

Lembre-se: fazer constantes visitas à livraria, sem controlar o tempo, é um presente para o futuro do seu filho.

 

Fonte: https://www.unimed.coop.br/viver-bem/pais-e-filhos/hora-da-leitura-em-casa-une-a-familia-e-facilita-o-desenvolvimento-da-crianca


Compartilhe