Dicas e Notícias

Comer antes de dormir faz mal à saúde?

Para muita gente, especialmente quem passa o dia fora de casa, no trabalho ou estudando, o jantar se transformou na principal refeição do dia.

Especialistas dizem, no entanto, que comer à noite - especialmente quando a refeição é farta e realizada perto da hora de dormir - pode alterar o organismo e os processos digestivos.

Ingerir alimentos tarde da noite gera um impacto significativo na pressão arterial, impedindo que a pressão naturalmente se reduza durante a noite, em comparação com quem janta mais cedo.

Consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em "estado de alerta", no qual estimula a produção de hormônios do estresse, como a adrenalina, e pode alterar o ritmo diário do organismo. Sem contar que afeta negativamente nos processos de degradação de gordura, contribuindo para o aumento de peso e a obesidade.

Outro problema de comer perto da hora de dormir é o refluxo.

Esse transtorno faz com que o conteúdo estomacal retroceda do estômago até o esôfago, o que pode irritar o esôfago e causar acidez gástrica, náusea, indigestão e, em alguns casos, provocar câncer de esôfago.

Para evitar esses e outros problemas, o ideal é não comer após as 20h ou fazer a refeição noturna três horas antes de dormir.

Fonte: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/bbc/2016/11/20/comer-antes-de-dormir-faz-mal-a-saude.htm


Compartilhe