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Benefícios da meditação para mulheres acima do peso

As terapias integrativas realmente vêm ganhando espaço no tratamento contra diversas doenças. Que o diga um estudo capitaneado pela Faculdade de Medicina Penn State, nos Estados Unidos, que colocou à prova os preceitos da meditação mindfulness frente ao excesso de peso e seus prejuízos à saúde. Nessa técnica, o essencial é manter o foco no que se está fazendo a fim de ocupar a mente por completo e espantar emoções negativas.

Mindfulness pode ser traduzido para consciência, atenção, foco, presença ou vigilância. Vemos, dessa forma, que a meditação clássica diferencia-se bastante da mindfulness: enquanto aquela é caracterizada por “respirar e não pensar em nada”, buscando um nível de transcendência, a mindfulness envolve depositar toda a atenção no que se está vivendo e sentindo em um determinado momento, sem julgamentos, buscando estar totalmente com a “cabeça no presente”.

Como praticar?

Caso não seja possível procurar um profissional qualificado para guiar a prática, esta pode ser realizada também sem auxílio:

  1. Tire um tempinho para você:  para começar, tente reservar de 10 a 20 minutos por dia para a prática. A meditação não pode ser realizada por muito tempo, porque a mente humana é programada também para vagar;
  2. Hora de respirar:  sente-se ou fique em pé de forma confortável, em um lugar quieto. Respire naturalmente. Relaxe, focando as sensações de seu estômago, peito ou narinas. Se sua mente vagar, traga a atenção de volta à respiração;
  3. Foque em algo do seu dia: o próximo passo é tentar levar a consciência do aqui e agora para cada atividade do dia. Por exemplo, repare na temperatura da água e no movimento de suas mãos enquanto lava a louça;
  4. Mindfulness em diferentes situações:  você pode experimentar este tipo de meditação em diferentes ocasiões, como em uma discussão com um amigo. Pratique a consciência respiratória e depois, mesmo no ápice do conflito, esteja atento à respiração, ao corpo e às emoções. Permaneça no momento, em vez de já ficar bolando como responderá a alguma ofensa. Isso vai ajudá-lo a ser um melhor ouvinte e a evitar dizer algo de que se arrependerá depois;
  5. Saiba como parar: se em qualquer momento você se sentir frustrado, volte à etapa respirar. Observe o que está acontecendo internamente e a sua volta. Em seguida, prossiga com o que estava fazendo. Sua condição emocional se tranquilizará.

Fontes: http://saude.abril.com.br/mente-saudavel/beneficios-da-meditacao-mindfulness-para-mulheres-acima-do-peso/

http://meucerebro.com/meditacao-mindfulness-5-passos-para-voce-desenvolver-a-concentracao/

 

 


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