Dicas e Notícias

Alimentação na menopausa: O que deve ser diferente?

Os cuidados com a alimentação são muito importantes nesta fase da vida. Seu corpo está encarando muitas mudanças e precisa de sua ajuda.

-Calorão, insônia, alterações de humor são algumas das muitas preocupações das mulheres à beira do período de menopausa, mas outro fator também muito importante deve fazer parte desta lista: a alimentação.

Com todas as mudanças que o corpo feminino sofre decorrente das alterações hormonais, não é de se estranhar que a alimentação também precisará passar por cuidados mais restritivos, afinal de contas, a partir deste período é fato que o organismo da mulher está mais sujeito a doenças que antes não estava.

Na lista das doenças prontas a atacar a partir da menopausa estão a hipertensão, a osteoporose, a diabetes além das doenças cardiovasculares, então todo o cuidado agora é necessário para manter a saúde em dia.

- Menos sal é fundamental

Uma vez que a hipertensão é uma das doenças de risco após o início da menopausa, o consumo controlado de sal é muito importante. Os vasos sanguíneos nesta fase ficam menos relaxados e com o consumo excessivo de sódio a situação fica ainda pior levando à hipertensão. A consequência disso é que com a pressão nas alturas aumenta drasticamente o risco para AVC e infarto.

- Mais frutas no cardápio

Mesmo para quem não é muito fã de frutas, após a menopausa deve reconsiderar. As frutas têm um papel importante no bom funcionamento do organismo e atuam na prevenção de várias doenças. Elas, ao contrário do sal, atuam de forma positiva nos vasos sanguíneos melhorando o fluxo de sangue, o que evita uma série de doenças.

- Quanto menos açúcar melhor

Como na menopausa a alteração hormonal também atrapalha o trabalho da insulina, hormônio responsável pelo controle dos níveis de açúcar no sangue, a incidência de diabetes tende a aumentar. Nesta época da vida o melhor a fazer é agir moderadamente com o consumo de açúcar. No lugar da sobremesa diária, bem doce, o ideal é uma boa e velha fruta.

- Muitas fibras

O intestino é um dos órgãos que, na chegada da menopausa, tende a ficar mais lento, por isso o aumento do consumo de fibras é o mais indicado. Além de ser importante para o bom funcionamento deste órgão, o consumo de fibras também traz benefícios, pois elas também são indicadas para ajudar com as alterações de humor tão comuns nesta fase.

- Aposte no cálcio

Queijo, iogurte e leite magros são fortes aliados das mulheres nesta fase, uma vez que a osteoporose está pronta a atacar. Só é preciso tomar cuidado para não fazer uma opção errada e acabar escolhendo algo com muita gordura, escolher a forma desnatada é sempre o ideal.

https://familia.com.br/12621/alimentacao-na-menopausa-o-que-deve-ser-diferente


Compartilhe