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15 alimentos para controlar a pressão alta

Se você tem casos de hipertensão na família, ou é hipertenso, fique de olho! É sempre bom manter a saúde aproveitando ao máximo de uma alimentação balanceada e extraindo o que há de melhor nos alimentos.

Descobrimos 15 alimentos que podem te ajudar. Confira:

 

1. Abacates

Abacates são ricos em potássio, que é necessário para manter a sua pressão arterial em níveis aceitáveis. Além de potássio o abacate fornece outros minerais, vitaminas, gordura monoinsaturada e fitonutrientes.

·         Substituir a manteiga ou maionese por um purê de abacate maduro em um sanduíche ajuda a impedir a obstrução das artérias.

·         A gordura monoinsaturada encontrada no abacate reduz o colesterol LDL, que é prejudicial para o corpo.

·         O teor de fibra no abacate ajuda a limpar nosso sistema coronário.

 

2. Espinafre

Este é um alimento rico em ácido fólico, que é útil para diminuir o risco de hipertensão. Vegetais folhosos verdes possuem baixas calorias e fornece potássio e magnésio necessários para manter o nível de pressão sanguínea em níveis adequados.

·         Consumi-lo em saladas e sanduíches vai te ajudar a reduzir a hipertensão

·         Contém proteína equilibrada e antioxidantes que reduzem a pressão arterial

·         Os peptídeos ajudam a diminuir a pressão arterial

·         Para obter maiores benefícios use espinafre cozido no vapor em suas saladas

 

3. Leite desnatado

O leite desnatado entra nessa lista devido ao fato de conter cálcio e vitamina D. Estes nutrientes trabalham em conjunto para reduzir a pressão sanguínea em até 10%.

·         Reduz a gordura ou colesterol que bloqueia as artérias e causam o aumento da pressão arterial

·         As baixas calorias presentes no leite desnatado são excelente para uma dieta saudável

 

4. Feijão

 

O feijão é altamente nutritivo e rico em fibras solúveis. Além de possuírem magnésio e potássio, que são excelentes para a redução da pressão arterial elevada.

·         Eles são a forma mais barata de obter o suprimento nutricional para melhorar a saúde em geral além de ajudar na redução da pressão arterial

·         Você pode adiciona-los em diversas situações, como nas saladas e sopas

·         feijão contêm vitaminas, minerais e fibras que ajuda a reduzir o colesterol, e consequentemente a pressão arterial

 

5. Alho

O alho contém enxofre e tem propriedades anti-inflamatórias. Eles ajudam a remover os depósitos de gordura nas artérias e prevenir doenças coronárias.

Como usar?

·         Coma um dente de alho por dia e veja sua pressão arterial reduzir dentro de 2-3 meses

·         Use alho em suas receitas, para facilitar use alho em pó

·         Você também pode consumir suplementos de alho que estão disponíveis no mercado

 

6. Bananas

As bananas são uma fonte rica em potássio e, consequentemente, ajudam a reduzir a pressão arterial e o risco de acidente vascular cerebral. Por serem pobres em sódio, acabam sendo um alimento ideal para as pessoas com pressão arterial elevada..

Como usar?

·         Consuma pelo menos uma banana por dia, afim de obter quantidade de potássio necessária para o corpo

·         Você pode adicionar ao seu café da manhã ou use as bananas congeladas em fatias como lanches

·         Você também pode fazer uma vitamina com leite desnatado

 

7. Amêndoas

Amêndoas contêm proteína e gordura saudável. A boa gordura ajuda a baixar o nível de colesterol e também reduz a pressão sanguínea elevada. Além de ajudar a prevenir doenças cardiovasculares e diabetes.

·         As gorduras monoinsaturadas ajudam a baixar o colesterol e prevenir inflamações da artéria. Isto, por sua vez, reduz a pressão arterial

·         A presença do mineral potássio nas amêndoas reduz o efeito negativo do sódio em pacientes com elevada pressão sanguínea

 

8. Azeite

 O azeite de oliva contém antioxidantes conhecidos como polifenóis, que tem o poder de combater os radicais livres. A polifenóis evitam a oxidação do colesterol LDL.

Quando ocorre a oxidação do colesterol LDL, ele fica depositado sobre as paredes arteriais, causando um aumento da pressão arterial.

O azeite de oliva também contém ácido oleico que reduz a pressão arterial.

·         Para obter maiores benefícios do azeite de oliva, evite aquecer o mesmo

·         Você pode usá-lo nas saladas, nos legumes ou misturado ao feijão

 

9. Tomates

Os tomates são ricos em licopeno, um antioxidante natural que protege o corpo contra os efeitos prejudiciais dos radicais livres.

Licopeno e carotenóides presentes no tomate ajudam na redução da pressão arterial e na prevenção do risco de doenças cardíacas associadas.

·         Os tomates são benéficos para a saúde em geral do corpo, já que contém vitaminas A, C e E e nutrientes como potássio e cálcio

·         Consumir diariamente 250ml de suco de tomate puro por dois meses ajudará a reduzir a pressão arterial

 

10. Aipo

O aipo contém um composto especial denominado 3-n-butil ftalato, que relaxa os músculos dos vasos sanguíneos. Isto ajuda a reduzir a pressão sanguínea.

Ele contém minerais como potássio, cálcio e magnésio, que também ajudam a reduzir a pressão arterial.

·         Você pode usá-lo em preparações alimentícias

·         Pode usar aipo cru em saladas, bem como sopas

·         Consuma aipo quatro vezes ao dia para diminuir a pressão arterial

 

11. Chocolate

Chocolates contêm cacau, que ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, causando redução na pressão arterial. É necessário o uso de chocolates que contêm, pelo menos, 70% de cacau em sua composição.

·         Coma um pequeno quadrado de chocolate por dia, durante três a quatro meses

·         O chocolate é rico em calorias, assim consuma pequenas quantidades. Sem risco de causar ganho de peso

·         Escolha chocolates como menos açúcar e sem leite para obter o máximo efeito

 

12. Salmão

Salmão contém ômega-3 e ácidos graxos EPA, que ajudam a reduzir  inflamações, uma das principais causas da pressão arterial.

Este peixe de água fria é rico em proteínas e tem baixo teor de gordura, tornando-se extremamente benéfico para pessoas com pressão arterial alta.

·         Não frite o salmão. A fritura vai mudar a estrutura das proteínas e reduzir o valor nutricional.

·         Consuma pelo menos 100 gramas de salmão assado ou grelhado diariamente

·         Se você não gosta comer peixe, tome suplementos a base de óleo de peixe

 

13. Sementes de linhaça

Esta semente contém mais ômega-3 do que os salmões, também fornecem ômega-6. A linhaça possuem propriedades anti-inflamatórias e também ajuda a reduzir a pressão arterial.

 

·         As sementes de linhaça ajudam a prevenir o endurecimento dos vasos sanguíneos, assim evitando a criação da placa bacteriana que se depositam no interior das artérias

·         A semente de linhaça também reduz o nível de colesterol ruim ou LDL

·         Reduz a inflamação, ajudando na prevenção de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral

 

14. Batatas

Eles são ricas em potássio e magnésio, necessários para a boa saúde do coração. Se o seu nível de potássio for baixo, seu corpo vai reter mais sódio, levando a uma alta da pressão arterial.

·         Alimentos ricos em potássio impedem a retenção de sódio, assim reduzindo a pressão arterial

·         Magnésio garante o livre fluxo de sangue através das artérias

·         A Batata ajuda a manter o equilíbrio mineral no corpo, mantendo a pressão arterial em níveis mais baixos.

 

15. Melancia

 

Melancia também contém o fitonutriente carotenóide, licopeno, que dá o tom avermelhado a alguns alimentos.

É importante para a saúde cardiovascular, uma vez que tem benefícios anti-inflamatórios e antioxidantes.

A citrulina presente na melancia ajuda a relaxar a musculatura lisa ao redor das artérias, garantindo o livre fluxo de sangue, portanto, reduzindo a pressão arterial.

·         Consuma a melancia sem sementes e desfrute dos seus benefícios para a saúde.

·         Você pode usar sementes de melancia torradas como aperitivos

·         Use como um bom complemento para as saladas

 

Se você tem sintomas de pressão alta, é necessário verificar a sua pressão arterial regularmente. Uma dieta voltada a prevenção da hipertensão, pode lhe poupar de alguns aborrecimentos futuros.

Faça mudanças no seu estilo de vida, inclua esses alimentos para controlar a pressão alta em sua alimentação diária e comece a praticar exercícios físicos, nem que seja uma simples caminhada.

Para maximizar seu tratamento, procure um medico de sua confiança.

 

Fonte: http://www.dicasdesaude.net/alimentos-para-controlar-a-pressao-alta/


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